quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AS RUAS DA MINHA CIDADE (XII) - RUA BENTO GONÇALVES

A Rua Bento Gonçalves é uma das menores vias do Arroio Grande, fica na Vila São José, talvez o nosso Bairro mais pobre. É a segunda rua mais ao Sul da cidade, portanto a penúltima no sentido de quem vai para Jaguarão, trancada pela BR por um lado e pelos matos que vão em direção ao arroio pelo outro. Trata-se de uma rua sem a menor infra-estrutura, com algumas valetas a céu aberto nas extremidades e totalmente de chão batido nos seus pouco mais de quinhentos metros. É uma rua pobre, de um bairro pobre, de uma cidade pobre, que, não obstante, poderia estar melhor cuidada, pois, afinal, nela moram e transitam pessoas, entre elas muitas crianças.
Quanto ao personagem da rua, nem é preciso falar, ainda mais nesta Semana Farroupilha, quando o nome de Bento Gonçalves da Silva é lembrado e reverenciado por (quase) todos os gaúchos.
Em Arroio Grande, porém, a placa (abaixo) retirada de um estabelecimento comercial da rua, deve ser a única placa que menciona o nome de Bento na cidade, já que por aqui a Revolução Farroupilha parece não haver passado, ou se passou não ficou, como se pode constatar.
Este (passou, não passou; ficou, não ficou), aliás, será o motivo da próxima crônica aqui no autorretrato. Até sexta.


5 comentários:

leonardo prestes disse...

oi juninho segue um link de uma intervenção do otavio germano no programa do macedo hoje na gaucha

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=76750&channel=232

dá uma olhada não achei o teu email e te mandei por aqui

leonardo.prestes@hotmail.com

Academia Camerini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Valeu, Leonardo.
Vou dar uma olhada.
Meu e-mail é: pedrobittencourtjr@terra.com.br
Abraço.

Carlos Ricardo Souza disse...

Olá Pedro, como frequentador assíduo deste blog me enche de tristeza ver, pelas fotos publicadas, o estado de abandono das ruas de nossa terrinha. Teu comentário acerca da rua Bento Gonçalves, apesar de não focar nesse assunto, não deixa de chamar atenção para o descalabro com que a administração municipal cuida nossas vias. É uma tristeza, mas o que fazer? Cobrar, espernear, dar o troco na próxima eleição?

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Pois é, Carlos.
A política e a administração pública são coisas que parecem complicadas (para dizer o mínimo).
Passam os anos, trocam os governos, e as coisas básicas parece que nunca chegam àqueles que mais precisam desse básico - como é o caso, por exemplo, de um esgoto por debaixo da terra, ou de um calçamento, ou de um Posto de Saúde, ou...
É por isso que esse escriba, que já se ofereceu para a política (alguém ainda lembra?) prefere agora alimentar o blog com questões culturais e literárias; não obstante os problemas das ruas e das gentes venham a "ilustrar" a página a todo momento.
Fazer o quê, não é?
Um abraço.