quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OS LIMITES DO IMPOSSÍVEL
















Este é o livro que o Aldyr Schlee vai lançar na Feira do Livro do Arroio Grande - Dia 29, domingo, com sessão de autógrafos a partir das 16h., no Acampamento Farroupilha.
Antes, às 11h., o Schlee vai conversar com estudantes, autores, jornalistas e com o público em geral, falando sobre a sua obra e tudo o mais que envolve a nossa literatura.
O livro é novidade por aqui, foi lançado apenas nos grandes centros, nem na Feira do Livro de Pelotas apareceu.
Pelo que pude descobrir, a obra parte do discutido nascimento de Carlos Gardel, em Tacuarembó, Uruguay, traçando histórias em torno da vida do ídolo de tango que morreu tragicamente num acidente de avião em 1935, em Medellin, Colômbia.
Como se sabe, Gardel teve (e tem) a sua nacionalidade reivindicada por diversos países, sendo que alguns atribuem o seu nascimento à cidade de Toulouse, França, e outros, ainda, a Buenos Aires, capital da Argentina.
Daí o subtítulo, "Contos Gardelianos", a nova obra do Schlee, que está sendo agurdada e comemorada como um prêmio ao trabalho e a dedicação da recém criada Secretaria de Cultura do Arroio Grande em sua primeira Feira do Livro, a 7ª do Município.

2 comentários:

piti disse...

Muito bom o teu blog Pedro.Entrei pela segunda vez para ler a poesia do Pedro Canga e vou virar freguês (sem querer rimar).
Vamos prestigiar a feira do livro de Arroio Grande e o grande Aldyr Garcia Schlee.
Um abraço do Piti.
P.S.Mágica a apresentação do Daniel Viglietti na biblioteca pública pelotense, durante a feira do livo de Pelotas,em homenagem ao Mario benedetti que além de tudo foi tbem seu parceiro musical.
Não te vi por lá.

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Obrigado pela visita Piti.
Este blog é um pouco a tentativa de aproveitar um momento que eu acredito histórico do Arroio Grande, que vem nos últimos anos "aceitando" melhor a produção cultural local, e permitindo a saudável integração entre os artistas e arteiros da cidade.
Só o fato de resgatar a história do Pedro Canga, por exemplo (não imaginas a curiosidade que a crônica e o "mito" despertaram nos leitores, por aqui), já vale a pena, assim como de outros personagens do Arroio Grande que se encontram espalhados nas postagens deste blog.
Quanto ao Daniel Viglietti em Pelotas, eu não estava por aqui na data, estava exatamente no Uruguay; entretanto, estive alguns dias antes com a turma que promoveu o ciclo sobre o Mário Benedetti e o pessoal da Feira - Pinduca, Gastal, Eduardo "Paisano", Juan Berasain, Pedro Moacir e outros... - e ficamos de fazer uma incursão à Pátria Oriental uma hora dessas, de preferência com Mujica Presidente.
Mas já assisti El viejo Viglietti por duas vezes no passado, e ele é realmente mágico, e enternece e encanta os ouvintes.
Por último, embora o adiamento da Feira do Livro (v. mural da página), a atividade com o Schlee permanece e será bom estarmos todos reunidos para receber o nosso grande "Professor de Uma Terra Só".
Abraço.