terça-feira, 17 de novembro de 2009

PEDRO - O ADVOGADO

Para melhor compreensão leia na ordem - A Série tem início no postagem de 11/11 (abaixo)
Brilhante causídico, Pedro Jaime fez larga fama no Arroio Grande e na Região Sul, especialmente no Tribunal do Júri.
Assistir a um júri do Pedro era a certeza de um espetáculo, pois o advogado era mestre na eloqüência, imprindo excpecional teatralidade à sua oratória na permanente tentativa de convencer os jurados, atuando preferencialmente na defesa do réu.
Ficou famosa a cena em que Pedro Jaime, num Júri em Jaguarão, chegou a assustar o Juiz Presidente do Tribunal, ao subir repentinamente numa cadeira em plena Sessão, para retirar as teias de aranha que cobriam um crucifixo de Jesus Cristo que ornamentava a parede do Salão do Júri, “para que este Santo homem tenha os olhos descobertos e possa testemunhar a injustiça que será cometida aqui, se o réu vier a ser condenado”, teria dito, numa daquelas histórias que ganham o caráter da verdadeira lenda urbana.
Pedro fez inúmeros Júris de renome, atuando ao lado e mesmo contra os grande tribunos da sua época no Estado, tais como Ápio Antunes (Pelotas), Mathias Nalgestain (Bagé) Eloar Guazelli e Amadeu Weinman (Porto Alegre).
Nas fotos, Pedro Jaime num Júri no Arroio Grande (acima), e em Brasília, em frente ao antigo TFR - Tribunal Federal de Recursos, no final dos anos 1970.


Nenhum comentário: