segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O QUE MOVE A LEITURA?

A Revista "Leia", uma publicação cultural dos anos 80, que se apresentava (com justiça) como "Uma Revista de Livros, Autores e Idéias", publicou, certa ocasião, uma ampla e interessante matéria com o título de "O que move a escrita?", quando perguntava a centenas de escritores do mundo todo, por que razão, afinal, eles escreviam.
Pois essa questão pode também ser repassada aos leitores; afinal, porque a gente lê?
É para adquirir conhecimento, certo! Para preenchimento e satisfação pessoal, correto! É pelo gosto, pelo prazer de ler. Perfeito!
Mas é óbvio também que a busca, a necessidade, a compulsão pela leitura têm outras razões, talvez bem maiores do que as explicações acima, se é que aquelas são explicações.
"O que move a leitura" pode ser mais simples ou mais complexo do que aparentemente se apresenta, talvez até insondável, injustificável. Ou não?!
Pois esta é uma semana interessante para se discutir essas e outras questões voltadas à leitura, já que vem aí a Feira do Livro do Arroio Grande (dias 27/28/29-11), um evento que precisa ir sempre além da mera compra e venda de livros, da negociação entre livreiros e leitores, da simples aquisição de um exemplar para ser folheado no sofá de casa.
Por isso, a gente vai falar dela - da Feira do Livro - toda a semana, por isso e pelo mais que é necessário, porque é necessário, simplesmente.

Nenhum comentário: