sábado, 8 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DAQUI (II)

Há 50 anos o Jornal “A Tribuna” de Arroio Grande noticiava o afastamento do seu Diretor-Geral Ney Cavalheiro, “visando concorrer à Chefia do Executivo comunal, no pleito de novembro vindouro”, permanecendo como principal Redator Pedro Jaime Bittencourt. Vejamos as notícias:

Jornal "A Tribuna", de 8 de agosto de 1959.

O jornal estampava na Capa duas fotografias “da catastrófica enchente de abril último, em Vila Olimpo, atual sede do novel Município de Pedro Osório”. Uma das fotos “com vista da Ponte sobre o Piratini, completamente arrasada pelas águas” e a outra fotografia mostrando “uma das tantas residências que sofreram o impacto dos elementos”.

.............................................

Na pág. 2, um épico do nosso jornalismo. Com o título de “Um esclarecimento ao Público” e como matéria paga, “A Tribuna” publicava o primeiro capítulo da famosa briga de Pitico com Venâncio, na versão deste último. Foram três capítulos, no estilo folhetim e respeitando a linguagem do narrador. Quem conhece a história – que envolve uma corrida de táxi, a compra de banha de porco, discussão, facada, atendimento médico, queixa na Delegacia e tudo mais – sabe que se trata de uma das mais preciosas peças da imprensa local. Inigualável, até hoje.
.............................................

Na pág. 3 um “A Pedido”, com o título de “Olha pra o Céu Benedito”, exaltava o nome de Ney Cavalheiro (para concorrer a Prefeito) e pedia aos eleitores comuns, aos pobres (os “Beneditos”) que levantassem a cabeça, em busca de um nome “...tu bem sabes quem é, pronuncia o seu nome com reverência e respeito, com gratidão, com amor; porque pronuncias o nome de um homem decente, de um homem de luta. Pronuncias o nome de Ney Cavalheiro, lembra, repete, guarda na tua grande esperança o nome de Ney Cavalheiro; e quando o disseres, cheio de fé, de amor, de esperança, OLHA PRÁ O CÉU, BENEDITO!!!”.
.............................................

A Seção “Pelo Turfe” – Carreiras, por W. N. Conceição, noticiava: “Grande Penca, realizada na pista reta da Sociedade Agrícola e Industrial local. Os ternos formaram com os seguintes: 1°) Réx, de P. Mello; Marabú, de B. Fernandes; Charqueador, de A. Machado – 2°) Troncho, de A. Vieira do Amarilho; Suêz, de A. Silveira – 3°) D. Negra, de M. Rodrigues; Maringá, de A. Brum. – Não enfrearam: Sputinik, de H. Ghan e Bugre, de I. Costa. – Foram finalistas Marabú, Troncho e Maringá, saindo vitorioso o primeiro, com a pequena vantagem de apenas meio pescoço sobre o segundo colocado”.
.............................................

Na contracapa, o jornal dava como notícia de “Última Hora”: Adiado o Clássico – anunciando que o primeiro Inter-Gran de 1959, marcado para o dia seguinte, não mais aconteceria ‘por falta de autorização da Federação Gaúcha de Futebol’. Segundo a reportagem de “A Tribuna”, as duas equipes já estavam até escaladas: E.C. ARROIO GRANDE: Ceceu; Abrigildo e José; Osíris, Chirú e Duarte (ou Agapito); Cavalo, Martim, Walter, Mandinho e Ary (ou Milionário). G.E. INTERNACIONAL: Mamud; Casinha e Jorge; Ruth, Delanir e Reny; Casca, Gita, Sérgio, Ari e Vinícius.

Nenhum comentário: