terça-feira, 11 de agosto de 2009

AS RUAS DA MINHA CIDADE (X)

Rua Gumercindo Saraiva, esquina Zeca Maciel (clique na imagem para ampliar).
O Arroio Grande sempre foi conservador, em tudo. A denominação das suas ruas é, também, um exemplo desse conservadorismo. Superadas as fases dos primeiros nomes das ruas da cidade - Rua Direita, Rua Nova, Rua da Igreja... - e dos militares da Guerra do Paraguay - Duque de Caxias, Andrade Neves, Almirante Delphin - não restou muito espaço para os combatentes da Revolução Farroupilha - Bento Gonçalves, David Canabarro, Garibaldi - e menos ainda para os revolucionários de 1893 e 1923, desde os seus líderes políticos - Silveira Martins (93), Assis Brasil (23) - até os seus chefes militares - Joca Tavares (93), Honório Lemes e Zeca Netto (23), solenemente ignorados por aqui.
A exceção, parcial, está em um filho da terra, Gumercindo Saraiva, que, não obstante esquecido pelos conservadores que dominaram o cenário político-adminitrativo local por Cem Anos (sic) - de 1892 até 1996 - (com as exceções dos irmãos Lauro e Ney Cavalheiro, eleitos Prefeitos pela oposição em 1963 e 1972, respectivamente), acabou por virar nome de rua, o que não é muito, mas já é alguma coisa.
Pois a Rua Gumercindo Saraiva, situada a uns 500 metros da principal artéria urbana do Arroio Grande (cruzamento da Dr. Monteiro com Visconde de Mauá), corta a cidade do Sul ao Norte, das proximidades do perau que leva às costas do arroio até à entrada da Vila Coca, por entre as ruas Souza Gusmão e Severo Feijó.
Na foto, aparece em primeiro plano a Ferragem Pinguim, o Armazém do Lino, histórico estabelecimento comercial do Arroio Grande.

Gumercindo Saraiva, batizado como nascido no Arroio Grande em 13 de janeiro de 1852 (na foto, com o seu "estado-maior"),- foi o principal comandante militar dos maragatos - federalistas, partidários de Silveira Martins - na luta contra os pica-paus - republicanos, partidários de Jíluo de Castilhos - na Revolução de 1893, a maior Guerra Civil que o Rio Grande vivenciou.

Nenhum comentário: