domingo, 26 de julho de 2009

UM SUSTO INESQUECÍVEL! (1979 - O ano em que o Caldeirão explodiu...)

Daqui a menos de uma hora, o Brasil de Pelotas vai estar entrando em campo, no Estádio Bento Freitas, para enfrentar o Marília, de São Paulo, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Se vencer, o Xavante estará a apenas uma vitória da Série B de 2010. Pela importância do jogo, o Estádio deverá receber cerca de 10 mil torcedores, sem lotar completamente, já que a capacidade do lugar é, hoje, de aproximadamente 15 mil, talvez 17 mil pessoas.
Isso, hoje, porque nem sempre foi assim.
No dia 1° de abril de 1979, há 30 anos, portanto, o Brasil recebeu o Grêmio de Porto Alegre no Estádio Bento Freitas, completamente lotado, conforme mostra a foto aérea (acima).
Quase 25 mil pessoas foram ao "Caldeirão" (cujas arquibancadas, dizia-se, suportavam 22 mil espectadores). Resultado: superlotação e tumulto.
Num determinado momento, houve muita agitação na arquibancada central (causada por uma briga com armas, segundo disseram). Em consequência, correria, pisoteamento, a tela cedeu e muitos torcedores (cerca de mil, calcula-se) foram parar dentro do campo (fotos abaixo).
Eu estava lá, ao lado do Kiko da Candinha, próximos a “curva do mijo”, onde chegou a correria e o “mar de gente” se espremeu. Fomos parar também no centro do campo, de onde só saímos mais de meia hora depois, quando as coisas se acalmaram, para que o jogo pudesse recomeçar.
Um susto inesquecível que, tomara, não se repita nem hoje e nem nunca mais.





Nenhum comentário: