quarta-feira, 29 de julho de 2009

CEM ANOS ANTES


As fotos aí de cima têm mais de Cem Anos. Foram tiradas aqui em Arroio Grande na virada do Século XX, por volta de 1904 pelo que se tem notícia, mas pode ter sido um pouco antes ou um pouco depois.*
Retratam a esquina da Rua Dr. Monteiro (ex Rua do Commercio) com a Rua Andrade Neves (atual Av. Visconde de Mauá), lugar depois conhecido como Casa São Paulo - dos "turcos" Armando e Mahmud, na verdade arábes - comércio existente até hoje na "esquina da sinaleira".
E alguém imagina como era o Arroio Grande há Cem Anos?
Pois eu tenho relatos dessa época, já que me cairam em mãos notícias do jornal "O Progressista" - edições de 1° de agosto, 8 de agosto e 22 de agosto, todas de 1909, há cem anos, portanto.
Vou publicar em seguida, assim como na sequência postarei também as notícias da cidade datadas de 50 anos; retiradas do Jornal "A Tribuna", de 8 de agosto de 1959.
As notícias vêm aí, é só aguardar, para breve.
* Existe um conjunto de 1/2 dúzia de fotografias de diversos pontos da cidade, todas tiradas aparentemente numa mesma data, que os estudiosos reputam como sendo no início da primeira década do Século XX.
Na medida do possível, todas as fotos estarão sendo postadas aqui na página.

2 comentários:

Ál disse...

Buenas noches desde España Pedro Jaime, tuve la oportunidad de conocer algunas ciudades de Brasil hace tres años, quedé encantado de la gente, de los paisajes y de la música de tu país.
Un abrazo

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Gracias Ál, mui amable.
Estuve en España hacen diez años - por Salamanca, Ávila, Sevilha, Toledo, Madrid, Valência, Barcelona y otras - me encanta su historia, sus casas, su gente...
Tengo gente de mi familia (Ramis) en Sineo (Mallorca) pero todavia no los conosco.
Nosotros de Brasil tenemos algunas cosas en comum con los españoles; lo problema es la distancia.
Gracias por la visitacion e perdoname lo malo espaañol.
Un abrazo.