segunda-feira, 20 de julho de 2009

PELES VERMELHAS

No Cine Marabá (foto), que funcionou em Arroio Grande durante cerca de 25 anos – do início da década de 50 até 1977 -, vivemos o sonho do cinema, principalmente de aventura, com destaque para os filmes de Faroeste que fizerem famosos entre nós personagens que retratavam os índios norte-americanos como Touro Sentado, Cochise, e Cavalo Louco, este último o “selvagem” que derrotou o famoso General Custer, na célebre Batalha de Little Bighorn, ocorrida em Montana, em 1876.
Quando cresci, e resolvi conhecer um pouco a história da nossa região, sempre quis saber a respeito da presença de índios por aqui, não exatamente o modelo dos guerreiros americanos, mas sobre a existência deles, simplesmente, e praticamente não encontrei nenhuma resposta. Pouquíssimas histórias orais, raríssimas descobertas arqueológicas e nenhuma literatura a respeito.
Pois agora surgiu alguma coisa, um estudo sobre a provável presença de índios por aqui no Século XVII e início do Século XVIII, bem antes, portanto, da ocupação do atual município de Arroio Grande, ocorrida apenas a partir de 1792.*
Vou falar desse trabalho no decorrer da semana, quem se interessar...
(*) Utilizo essa data, 1792, porque ela corresponde à chegada de José Batista de Carvalho – avô materno do nosso Mauá – por aqui, sendo ele um dos primeiros povoadores do local.
Oficialmente, a cidade reconhece a data de 1803, atríbuida à chegada de Manuel Jerônimo de Souza - o outro avô de Mauá - sendo que mesmo este, porém, chegou antes ao Arroio Grande, em 1798.

- Cavalo Louco e General Custer - Protagonistas da Batalha de Little Bighorn - Montana, EUA - 1876.

Nenhum comentário: