terça-feira, 10 de junho de 2008

NAMORADOS

Semana dos Namorados, Dia dos Namorados...
Namoro, paixão, expectativa, encontro, amor, poesia.
Dia dos Namorados rima naturalmente com poesia.
De hoje até quinta-feira, três poemas que dizem melhor sobre as sensações dos apaixonados.
Começando pelo clássico "Soneto de Fidelidade" de Vinícius de Moraes; para quem nunca leu (haverá?) e para quem até já sabe de cor. A simplicidade poético-musical de Vinícius merece ser revisitada, sempre.

Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes)

- De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

- Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar, ou seu contentamento

- E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

- Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.)

Nenhum comentário: