quinta-feira, 19 de junho de 2008

CINEMA NACIONAL

Olhando a data de 19 de junho, descobri que o dia “rivaliza” com o 05 de novembro sobre qual seria o Dia do Cinema Brasileiro.
Não me perguntem por que de tal divergência; não sei se é coisa de cinéfilos, ou se devido a acontecimentos ocorridos nas duas datas, realmente não sei...
Mas com as Salas de Cinema fechando ano após ano, parece não haver muito o que comemorar em nenhum desses dias, embora a filmografia nacional venha vivendo, nos últimos tempos, um acréscimo de qualidade com a produção de bons filmes.
Uma das conversas recorrentes entre grupos de amigos, em meio a cervejas e pizzas, é sobre “qual o teu filme preferido?”, e a gente fica pensando, pensando, e escolhendo, escolhendo...
E quando a escolha deve recair sobre filme brasileiro fica mais difícil ainda, talvez porque o nosso cinema possua um conjunto de “muito bons” filmes mas ainda não tenha chegado ao extraordinário - à obra prima do cinema nacional.
Será isso mesmo? O Brasil ainda ainda não produziu a sua unanimidade, os nossos diretores ainda não fizeram O filme? Não faço a menor idéia.
Mas, se tivesse que escolher algum filme hoje, agora, numa decisão rápida, acho que ficaria com Bye bye Brasil, do Cacá Diegues, da inesquecível “Caravana Rolidei”, com direito à música do Chico Buarque e tudo.
Isso hoje, pois amanhã talvez eu trocasse para Central do Brasil ou para Olga, ou para outro filme qualquer, quem sabe.
Cinema Nacional, eu gosto. E, às vésperas do começo de nosso inverno, mas com o frio já afirmado e repetitivo, gosto cada vez mais.

Nenhum comentário: