quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

EL MOROCHO DEL ABASTO

Estando em Buenos Aires, onde fui levar o meu filho Pedro Gabriel para assistir ao show da banda australiana de rock AC/DC (quem acreditaria se eu contasse que ia fazer isso, um dia...), lembrei da discussão provocada pelo livro do Schlee - Os Limites do Impossível, Contos Gardelianos - centrado na polêmica do local de nascimento de Carlos Gardel, e trazendo a lume os personagens que fizeram parte dessa história, na versão do escritor jaguarense de que o cantante teria nasscido em Tacuarembó, Uruguay, pelo que procurei também alguma coisa sobre o Gardel, e, entre tantas obras, escolhi uma baratinha, produzida pelo grupo do conhecido periódico La Nacion, de uma série intitulada Protagonistas de la cultura argentina, editada em 2006.
Logo no início do livro - Carlos Gardel, El Morocho del Abasto(*) - vem à tona a questão do nascimento e a posição da editora argentina é a de que Gardel nasceu em... Toulouse, França, a outra hipótese aventada e discutida desde a morte do ídolo do tango ocorrida em 1935.
Para a questão do passaporte de Gardel (onde consta: nascimento em Tacuarembó, Uruguay), o livro traz a hipótese de que o documento teria sido "facilitado" (eufemismo para falsificado) por um funcionário uruguaio, com vinculações com Buenos Aires, para facultar as viagens de Gardel ao exterior, já que o cantor não teria como obter passaporte no seu país de origem (no caso, a França), em razão de ser militarmente "insubmisso" (acho que é esse o termo), pelo fato de Gardel não haver lutado "bajo bandera" durante a Primeira Guerra Mundial.
Já para afirmar que Gardel era francês, os editores se utilizam do Testamento do cantor, onde este diz, já no início das suas 'disposições de última vontade': "primero soy francés nacido en Toulouse - el dia 11 de Diciembre de 1890 y soy hijo de Bertha Gardes..." (cfe. reprodução abaixo).
Como se vê é longa (e talvez interminável) a discussão sobre o local de nascimento de Carlos Gardel, o extraordinário mito do tango argentino e mundial.

(*) Morocho vem do castelhano "moreno", embora alguns utilizem a expressão (indevidamente) também para "rapaz", ou "jovem" (tal deve ocorrer porque a definição de morocha vem quase sempre acompanhada do "rapariga" antes de "morena", daí a confusão, imagino).
Abasto é um bairro de Buenos Aires, onde Gardel foi criado. No bairro existe hoje o Museu Carlos Gardel, e a estação de Subte (metrô) Carlos Gardel (linha "B"), onde se desce bem em frente ao moderno Shopping Abasto, com sua praça de alimentação pasteurizada e suas franquias internacionais.

Nenhum comentário: