sexta-feira, 19 de junho de 2009

MOCOTÓ DE CARROÇA

Terça-Feira, dezesseis de junho, nove e meia da noite. Na Dr. Monteiro, três adolescentes ocupam ruidosamente a esquina da Adolfina, dividindo um chimarrão. No encontro com a Zeca Maciel, dois homens dobram em direção à Liga Operária. Logo adiante, a sinaleira aberta, o Super do Povo fechado e uma mulher atravessando a Praça, rumo talvez ao Bairro Promorar. E só. O Arroio Grande está assim, seis, sete, dez almas na rua principal à noite, não mais do que isso.
Em compensação, não há vagas para o serviço de tele entrega de lanches na cidade. Tudo ocupado. É bauru do Maneca, bauru da Fátima, bauru do Orelha, bauru do Geco, bauru do Aroldus, bauru da Gorda, bauru de todo mundo. E mais: xis, cachorro, torrada; pizza do Castija e agora pizza do Donatellu’s, que está por inaugurar. Tudo com tele entrega, e ninguém sai mais de casa, para nada.
O tele entrega tomou conta da cidade. Prático, rápido (?), seguro; basta à gente discar, esperar, preparar o dinheiro e, pronto! Um lanche quentinho ao lado da lareira ou da estufa.
Mas a novidade agora é que estão anunciando tele entrega de mocotó. Isso mesmo, de mocotó! Eu fiquei pensando: como? De moto é que não pode ser, para evitar que o mocotó fique chacoalhando pelo calçamento irregular, protegido apenas por uma caixinha de isopor. Não, de moto não, não é o ideal. De carro também não dá, fica muito caro a entrega, o custo não compensa para o vendedor.
Fiquei imaginando então a entrega do mocotó de carroça, como era feito com o leite, e com a água - vendida pelos aguadeiros - nos velhos tempos. Isso mesmo, entrega de mocotó de carroça, que interessante! Primeiro que incentiva um meio de transporte politicamente correto, mais ecológico; segundo, que gera atividade para os carroceiros também à noite; terceiro que aqui, na zona de fronteira, carroça combina melhor com o mocotó do que carro ou moto, por supuesto.
Tele entrega de mocotó de carroça, que espetáculo! Se tiver eu vou querer. Pode até ser com escala, em combinação com a clientela devidamente cadastrada pelo comerciante.
Se for do Felipe, por exemplo, o mocotó sai lá da frente do Campo do Arroio Grande, passa primeiro pelo Sérgio Canhada, ali perto da Rodoviária, em seguida lá em casa, na Herculano de Freitas; depois vai até o Arnóbio, ali do lado do Valdoir, aproveita e já oferece um prato para o vizinho Dr. Farydo, e segue em direção ao Donga, já lá quase no Acampamento Farroupilha, cruzando por diversos clientes no caminho e deixando o prato ainda quente, novinho, sem comprometer o sabor.
Tele entrega de mocotó de carroça, que maravilha! Seria sucesso, com certeza. Dá até para aproveitar a tecnologia e fazer os pedidos por e-mail, por msn, e inclusive criar uma comunidade no orkut: - Mocotó de Carroça, é animal!!! Alguém se habilita?

Nenhum comentário: