terça-feira, 9 de junho de 2009

ALGUÉM VIU?

Mangabeira Unger (foto), Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Lula, concedeu, no último domingo, no Programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, uma das mais extraordinárias entrevistas já vistas na televisão brasileira, referindo, acima de tudo, um projeto realmente pensado para o Brasil nas próximas décadas.
Chama a atenção em Mangabeira a clarividência com que enxerga soluções para os problemas que afligem o País, de uma forma que as demais pessoas não vêem. Ele tem um pensamento, uma facilidade de raciocínio e argumento notáveis, que revelam toda a sua formação de intelectual, mas, especialmente, de filósofo, de pensador.
O cidadão Mangabeira já pensava o Brasil como ninguém, e agora, como Ministro, passou a conhecer o País como poucos, tendo uma visão impressionante sobre os problemas e especialmente quanto às soluções para os males que afligem a nação.
Tudo isso levou o jornalista Paulo Sant'anna, a dedicar dois dias de rasgados elogios a Unger nos espaços que ocupa junto à RBS:
"saí domingo passado do programa Canal Livre profundamente apaixonado por um homem: Mangabeira Unger, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Lula";
"não há outro brasileiro que tenha a visão estratégica de desenvolvimento de países, a erudição política, a riqueza de vocabulário que possui este homem impressionante";
"este homem de sotaque estrangeiro arrevesado e comportamento por vezes estranho (nunca foi visto sem vestir paletó) é dono de uma sabedoria ímpar, de uma cultura incomparavelmente robusta e de uma sabedoria política notável";
"não há no Brasil quem detenha mais conhecimento do que ele. Sua visão sobre todas as questões humanas e planetárias é tão genial, que não há dúvida de que ele está pronto para ser um estadista de repercussão fenomenal" - disse Sant'anna.
Vi também os 90 minutos da entrevista de Unger para o Canal Livre e tive a mesma impressão do Paulo Sant'anna, a respeito das extraordinárias qualidades do Ministro.
Pena que de todas as pessoas com quem conversei aqui no Arroio Grande nenhuma delas tenha assistido a entrevista de Mangabeira, pena mesmo, por tudo.

Nenhum comentário: