quarta-feira, 30 de abril de 2008

UM POUCO DE HISTÓRIA...



(Parte I - As Guerras do Rio Grande – 1763-77)

É certo que existem teorias mais precisas, mas parece inegável que o processo de ocupação da área onde hoje se localiza o Arroio Grande não se diferencia muito dos demais povoamentos da região e decorreu da concessão de terras pelos portugueses a alguns personagens que a Coroa queria recompensar - ou por serviços prestados diretamente à Corte ou pela participação nas campanhas de 1763-77 - quando da incorporação definitiva pelos lusitanos desta área, até então pertencente à Espanha.
É que entre 1763-77 o Sul do Brasil foi envolvido pela primeira vez numa guerra, e o atual Rio Grande do Sul sofreu duas invasões que chegaram a controlar grande parte de seu território. Ao final, houve forte reação de Portugal, que restaurou a soberania lusitana na área projetando o destino brasileiro nesta região da América.
Verdade é que pelo Tratado de Tordesilhas (1494) - aquele que a gente aprende no Colégio - o território do Rio Grande do Sul deveria ter sido domínio da Espanha. Só que, durante a chamada União das Duas Coroas (1580/1640), passou a ter início à exploração portuguesa por aqui.
Então, em 1680, Portugal fundou Colônia do Sacramento, bem defronte a Buenos Aires, expandindo o seu povoamento na região. Pela posse de Colônia, aliás, Portugal e Espanha lutaram por quase cem anos, ocorrendo sucessivas “trocas” da área entre os dois países, que alternavam os seus domínios no Rio da Prata.
Assim andava a coisa até que em 1763 ocorreu a primeira invasão espanhola do Rio Grande do Sul, comandada por Ceballos, governador de Buenos Aires. Essa invasão é aquela em que o General avançou a cavalo com seus 3.000 homens, desde Colônia até Rio Grande (num raio de cerca de 1.000 Km), tomando tudo o que via pela frente, dizendo a história que o Cel Thomaz Osório - hoje nome de CTG em Pelotas - teria “entregado” o Forte de Santa Tereza (que deveria defender) ao inimigo, pelo que, depois, seria enforcado.
O Forte de Santa Tereza é aquele que a gente costuma visitar – pertinho do Chuy - só que, à época, não tinha o formato da fortaleza de pedra que mantém até hoje.
Mas voltando as invasões espanholas, a segunda aconteceu quando em 1773, outro governador de Buenos Aires, o mexicano Salcedo, invadiu o Estado pela “Campanha”, o que motivaria a nossa Guerra de Reconquista (1775-76), culminando com a retomada pelos portugueses da Vila de Rio Grande, através das Esquadras que saíram de São José do Norte, em abril de 1776.
Disso tudo resultaria a expulsão definitiva dos espanhóis de onde é hoje o Rio Grande do Sul, mas não o seu inconformismo, manifestado inclusive na assinatura do Tratado de Santo Ildefonso - de 1777 - que viria a ter papel fundamental na definição da posse da região e, quem diria, também no surgimento do nosso Arroio Grande.
É o que se verá no próximo número.

Nenhum comentário: