quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

É TRI!













Capa e contracapa do Jornal "A Evolução" de dezembro de 1991 com o grupo Campeão do Rio Grande do Sul.

O goleiro Jaques, o dirigente Paulo Freitas (com a Taça) e o meia Biluca; agachado o ídolo e goleador Cabrito, maior nome do título de 1991.

Fotografia histórica: o veterano Arizinho, treinador da equipe, comemora correndo pelo gramado em meio aos atacantes Álvaro e Cabrito - E. C. Arroio Grande tri-campeão em 1991.

Não poderia deixar passar em branco a data. Neste dia 15 de dezembro fazem 20 anos da maior conquista de futebol da cidade: E. C. Arroio Grande - Tri-campeão estadual de amadores (1967, 1969 e 1991).
O grande título Saci foi conquistado depois de três jogos disputados na cidade de Sobradinho, no chamado Campeonato Absoluto de Amadores (que incluia os 4 campeões das chaves regionais), com os seguintes resultados:
Arroio Grande 3 x 2 América (da cidade de Tapera);
Arroio Grande 2 x 0 Internacional (de Arroio Grande, o maior rival);
Arroio Grande 2 x 0 Atlético Sobradinho (anfitrião).
A partida decisiva foi disputada exatamente no dia 15.12.1991, um domingo à tarde, sendo testemunhada pelo blogueiro e por cerca de 300 arroio-grandenses que se deslocaram para o noroeste do Estado a fim de assistir o maior clássico da história do nosso futebol e o último título de um time local. (Posteriormente, em meados da década de 90, ambos os clubes da cidade - E. C. Arroio Grande e G. E. Internacional - encerrariam as suas atividades, perdurando paralisados até os dias atuais).

* As fotografias e a história do clássico disputado em Sobradinho, bem como do grande título Saci constam detalhadamente do livro "O Clássico - uma história de paixão", escrito pelo autor desta página e editado pela Secretaria de Cultura de Arroio Grande durante as comemorações do aniversário da Cidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pra quem gosta de futebol do interior do estado este post é simplesmente fantástico. Sou jaguarense mas não moro mais na cidade e uma das minhas grandes frustrações como amante do esporte foi não ter vivido a época gloriosa do futebol amador de Jaguarão e Arroio Grande, adoraria ter vivido clássicos entre AG x Inter, Cruzeiro x Navegantes, confrontos entre equipes das duas cidades. Contam os mais velhos que era um foguetório aos domingos apos o almoço quando a equipe visitante se encaminhava pra o estádio adversário seguido de uma grande carreata, isso era a mais pura simbologia da paixão pelo verdadeiro futebol, pena isso tudo ter acabado em nossa região. Abraços deste anônimo que sempre visita o blog

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Salve anônimo "que sempre visita o blog".
Pois te afirmo que realmente têm razão "os mais velhos".
Os jogos entre os times de Arroio Grande e de Jaguarão eram cercados de grande rivalidade, verdadeiros acontecimentos que mobilizavam ambas as cidades, especialmente nas tardes de domingo dos anos 60 (que eu não cheguei a vivenciar) e dos anos 70(que eu presenciei), tardes ainda (e felizmente) sem televisão naquela época.
Eram tardes onde o futebol amador predominava, e com ele a paixão e a emoção que faziam de cada domingo um espetáculo único e indescritível nas nossas vidas.
No meu livro "O Clássico, uma história de paixão", conto um pouco desses jogos, especialmente aqueles disputados entre Arroio Grande e Internacional, falando, "en passant", também do Cruzeiro, do Navegantes e do Jaguarão, recuperando, enfim, a memória de um tempo que se foi, mas que deixou uma saudade boa em todos nós - arroiograndenses e jaguarenses - de uma época que, definitivamente, nunca mais voltará.
Abraço.

Anônimo disse...

Um adendo a essa postagem histórica. Esse campeonato que o E.C. Arroio Grande foi uma espécie de segunda divisão do estadual de amadores, chamado de Primeira Categoria. O campeão estadual de amadores no ano de 1991 da chamada Categoria Especial ou Primeira Divisão de Amadores foi o Grêmio Lourenciano. Antes de apedrejamentos deixo este link aos leitores: http://www.rsssfbrasil.com/tablesr/rs1991am.htm Abraços. Jorge Maciel-Pelotas

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Não, não, Jorge Maciel! Sem apedrejamentos. O teu adendo vale para este post, mas no livro “O Clássico – Uma história de Paixão”, que deu origem a postagem, esse fato é bem esclarecido. Lá é feita a ressalva de que realmente existiam duas categorias à época. E que o Grêmio Lourenciano foi o Campeão da Categoria Especial, sendo o E. C. Arroio Grande o Campeão da Primeira Categoria. Talvez o que os torcedores do Arroio Grande não concordem muito é com a expressão “espécie de Segunda Divisão”, afinal quem nunca caiu... (Mas isso é uma outra história).