sábado, 24 de setembro de 2011

MUITO, MUITO, POUCO, POUCO



Passou o 20 de Setembro, um dos três momentos festivos da cidade: a Semana Farroupilha, o Carnaval e o Futebol, este último concentrado hoje nos jogos da Seleção local de Futsal.
A isso se resume a “movida arroio-grandense”, o nosso movimento, a nossa diversão. E isso, dependendo de como se queira ver, é muito, mas pode ser também pouco, dependendo de como se queira ver. Muito muito, ou muito pouco: escolham!!!
Mas, diante disso, isto é, do que se têm, existe ainda quem tire partido e aproveite para deitar falação sobre “o bem do povo”, “a satisfação do povo”, “o contentamento do povo”.
A alegria dos ingênuos medida pelos espertos.
Ah, Arroio Grande, o que estão fazendo contigo? Não percebes, por acaso, que os discursos da tua “tela quente” de segunda-feira – feios, sujos e malvados! – estão te atirando cada vez mais para o cada vez menos? Ou por acaso não sabes que os teus jovens – não tendo em quem se espelhar – já debocham de ti, e que o “AGDEPRÊ” é hoje mais do que uma simples atração no twitter, mas um verdadeiro recado para onde estão te levando as tuas pobres lideranças paroquianas?
O que afinal comemoraste nesta semana? O que sabem esses teus guris além de montar matungo, de colocar cachaça em garrafa pet e de se esbaldar em carne gorda? Onde estão os teus verdadeiros líderes, conhecedores da história, da tradição e dos ideais farroupilhas? Onde está o teu Bernardo Pires, o teu Barbosa Lessa, ou – vá lá! –, onde está o teu genérico do Paixão Côrtes?
Mas, tudo bem, o 20 de Setembro passou e logo tem futebol, e ano que vem tem Carnaval, e depois mais Semana Farroupilha, tudo para os nossos “gurizes” se esbaldarem de novo na cachaça e na cerveja, e no carreteiro e na carne gorda.
Ah, e no ano que vem tem eleição também, e desta vez sem o Jorginho, que fez as melhores Semanas Farroupilhas, que fez os melhores carnavais e a melhor Seleção da história da cidade. E se tudo o que ele fez, junto com a Mariela – e fizeram muito! –, ainda é pouco, imagina o que pode acontecer se eles vierem a ser substituídos por uns maturrangos qualquer, desses que não sabem distinguir um lobo-guará de um guaipeca, nem em política e nem em estética? Já pensaram?
Eu tenho pensado nisso e estou preocupado com o que pode vir por aí. Porque, além da Semana Farroupilha, do Carnaval e do Futebol, ainda é possível sonhar em viver numa cidade onde o discurso oportunista venha a ser substituído por uma atitude verdadeira de transformação, para o real “bem estar” de um povo que também tem o direito de querer mais, muito mais, além da Semana Farroupilha, do Carnaval e do Futebol.
Eu penso assim e acho que tem mais gente pensando assim também. Resta saber onde e de que lado eles estão.

Fotos ilustrativas: Desfile de 20 de Setembro - Site da Rádio Difusora

2 comentários:

Matheus disse...

É como diz o poema "Brasil com P"

Pelos palanques políticos prometem... prometem...
Pura palhaçada
Proveito próprio!
Praias, programas, piscinas, palmas...

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Bah, Matheus, só agora vi o teu comentário.
Lembra uma letra do Mário Barbará:
"entre o suplício alguém faz comício
e promete tudo;
crê na promessa uma velha branca e
engole um cascudo..."
Ou, então, Caetano Veloso:
"e quem vai equacionar as pressões do PT (MST) e da UDR e fazer dessa vergonha uma Nação"?
A resposta para isso tudo, para o Brasil/Nação, para o Brasil/Progresso, para o fim da "palhaçada", do "proveito próprio" está em ti, em mim, em todos nós...
A Sociedade Civil pode mudar o Brasil, e somente ela, e somente cada um de nós que faz parte dela, e basta!