terça-feira, 6 de setembro de 2011

PERSONAGENS DO ARROIO GRANDE - (IV) OMAR BRETANHA DAS NEVES

Nascido em 05 de setembro de 1924, Omar Bretanha das Neves foi um político e pecuarista de Arroio Grande, falecido em 05 de agosto de 1999.
Filho de Análio Pereira das Neves e de D. Ondina Bretanha das Neves, Omar era irmão do conhecido Padre Neves, certamente o pároco mais popular da história de Arroio Grande.
Casado em segundas núpcias com a Sra. Omênia Maciel das Neves, Omar Bretanha era pai de três filhos – Maria do Carmo, Lúcia Maciel e Análio Pereira das Neves Neto.
Político de extrema habilidade, considerado uma verdadeira “raposa” pela classe política local, Omar foi o vereador de maior longevidade no Câmara Municipal, sendo eleito pela 1ª vez em 1959, pelo PSD, e pela última vez em 1992, pelo PDS. Ao todo, foram sete mandados como vereador, quase quatro décadas participando ativamente como protagonista da política local.
Homem acostumado às lides campeiras, Omar Bretanha dedicava-se também à Pecuária, criando gado no local conhecido como “Capão da Pombas”, interior do município de Arroio Grande.
Quando estava prestes a completar 75 anos de idade, Omar Bretanha faleceu, deixando saudades entre os seus familiares e conhecidos, e uma grande lacuna na classe política local, pois “política” era do que Omar mais gostava e sabia fazer como poucos em Arroio Grande.


São inesquecíveis para o autor desta página, as conversas que mantinha com Omar Bretanha - velho adversário partidário - na esquina próxima à residência do vereador em Arroio Grande, o que levou à publicação de uma crônica em sua memória - "O amigo de esquina" - no jornal "A Evolução", quando do falecimento do político no ano de 1999.


Nas fotografias, Omar Bretanha no começo da carreira política, nos anos 50 (no alto), e já septuagenário, pouco antes de falecer (abaixo).


Nenhum comentário: