quarta-feira, 29 de abril de 2009

HISTÓRIAS (VI) - FIDEL E A RELIGIÃO X YOANI E A GERAÇÃO Y*


X

"...As extensas terras de meu pai estavam cercadas por grandes latifundiários americanos, três grandes usinas açucareiras, cada qual com milhares de hectares. Uma delas tinha mais de cento e vinte mil hectares e, outra, mais de duzentos mil hectares de terra. Era uma cadeia de usinas açucareiras. Os donos moravam em Nova Iorque e haviam deixado normas muito rígidas para a administração de seus bens. O administrador dispunha de um orçamento e não podia empregar um centavo a mais. Na entressafra, muita gente dirigia-se para onde vivia a minha família. Falavam com meu pai: 'Tenho tal problema, temos fome, necessitamos algo, uma ajuda, um crédito para o armazém'. Habitualmente não trabalhavam ali, mas chegavam pedindo: 'Pecisamos de trabalho, dê-nos trabalho'. As canas mais limpas da República eram as do meu pai, pois ele dava àquele pessoal o trabalho de limpá-las. Não me lembro de alguém ter ido pedir alguma coisa a meu pai, sem que ele procurasse uma solução. Às vezes protestava, resmungava, se queixava, mas sempre demonstrava generosidade. Era uma característica dele. (...) Jamais se apagarão da minha mente as imagens de tantas pessoas humildes, descalças, maltrapilhas e famintas que ali chegavam para conseguir um vale para comprar no armazém. Apesar de tudo, ali era um oásis, comparado com a vida dos trabalhadores dos latifúndios ianques, no período da entressafra".
(FIDEL E A RELIGIÃO - FREI BETTO - Ed. Brasiliense 1985 - pg. 123/124)

"Imagino quando a prosperidade deixará de ser considerada contrarevolucionária. Quando morar no 14ª andar e estar há um ano sem elevador deixará de ser um capricho burguês...".
(YOANI SANCHEZ - autora do blog Generacion Y - www.desdecuba.com/generaciony/)

Fidel Castro é o principal protagonista da revolucão cubana de 1959 que combateu o regime da época; era, por óbvio, declaradamente revolucionário.
Yoani é a principal protagonista do blog generacion y, que cambate o regime cubano atual; não se declara contrarevolucionária.

5 comentários:

Solismar Venzke Filho disse...

Consta que um aluno cubano respondeu assim sobre o que pensava de Fidel:
“Fidel nos deu 3 coisas: educação, saúde e seguridade social; faltam somente outras 3: café da manhã, almoço e jantar.”
É exatamente o que Yoani nos revela neste post. Convivi diariamente no mesmo prédio por três anos com VILLANUEVA, FELIPE CARLOS ALVAREZ- cubano ex-pesquisador do Instituto de Investigaciones Fundamentales En Agricultura Tropical Alejandr, INIFAT, Cuba. Uma das maiores autoridades mundiais em metodologia de Fósforo radioativo,para meio ambiente. treinado na antiga União Societica. Ele mostrava com desgosto e raiva a caderneta de apontamento obrigatória para comprar alimentos e material de higiene nos armazéns públicos. Final de conversa, hoje ele é um ex-cubano para Fidel. Desertor da patria mãe. Entretanto hoje, ele toma café da manha, almoça e janta no bandejão do restaurante universitário da ESALQ/USP, pagos por sua força de trabalho.

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Como tudo, a versão da Revolução Cubana (ou do que aconteceu com ela) também tem dois (ou vários) lados, Solismar.
É bom a gente ouvi-los e não dizer não nem a Fidel e nem a Yoani, afinal quando alguém se torna protagonista da história, é a própria história quem irá julgá-lo. E o (único) julgamento possível é aquele que considera situações, momentos, contextos, etc., de forma absolutamente imparcial, com o menor passionalismo (isso é possível?), mas sem preconceito (no caso, conceitos pré-estabelecidos), pois, afinal, o mundo é de todos, de Fidel, de Yoani, de Felipe, de Solismar, "de Pedro e Maria, de Juan e José...".
Abraço.

Solismar Venzke Filho disse...

É dicífil, é difícil...quando se começa a conhecer profundamente o ser humano e suas ações ou mecanismos de sobrevivência ...Juninho. Com meu pequeníssimo conhecimento de causa. A risco a dizer que a Revolução Cuba não tem mais sentido nos dias atuais. E penso, que o Fidel e demais companheiros do partido perderam o momento de avançar nas suas revoluções e comunicar-se com o mundo em transformações. Sei que as forças do capital ou do mercado capitalista são perversas, ilusórias e traiçoeiras. Portanto, o Raul terá que achar urgentemente um caminho para seguir....assim penso. Segundo as informações que tenho lido nos jornais que o diálogo entre o secretário do Estado para a América Latina, Thomas Shannon e o Jorge Bolãnos, chefe da Seção de interesse de Havana em Washington estão intenso. Algo virá entre a relação entre Cuba e EUA.
"Cambio de assunto". Gostaria que o nobre arroiograndense realizasse uma análise ou demostrasse suas "digitais" a respeito dos índices (notas) obtidos pelas nossas escolas (20 de Setembro e Aimone), nessas duas últimas avaliações no ENEM. Sei que não somos especialistas no assunto educação. Entretanto, são preocupante os indices obtidos pelas escolas que um dia freqüentamos e não deixamos de amar. Era isso Juninho...um forte abraço.

Ângelo Lisboa disse...

Quando se fala em Cuba sempre se ressalta a questão da democracia, da liberdade de expressão, etc. Muito bem. Essas questões realmente precisam sempre ser levantadas... Mas precisamos também questionar até que ponto o nosso regime "dito" democrático - e o dos demais países capitalistas - é realmente democrático, até que ponto nossa "liberdade de expressão" se traduz em ações práticas e cidadania... Precisamos considerar também a questão cultural, ou os contextos... Realmente fica difícil para nós imaginarmos que um povo possa ser feliz sem tomar coca-cola, sem celular, sem internet ou com internet precária, etc. etc. etc. Mas eles - ou a maioria deles - devem pensar também que é impossível um povo ser feliz onde existe tanto analfabetismo, onde o acesso à educação e à saúde é tão precário para a maioria da população e onde tanta gente passa fome ou miséria...

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Solismar e Angelo.
Democraticamente, o blog deixa a discussão sobre Cuba para os leitores da página, "aconselhando" que permaneçam lendo (e buscando entender) tanto a Fidel como a Yoani, que, aliás, foram os autores das expressões que deram motivo à postagem.
Quanto à participação das Escolas de Arroio Grande - Aimone e 20 - nas provas do Enem, Solismar, eu até me detive nos dados divulgados,
mas realmente não tenho condições de avaliá-los, pois o faria de maneira descontextualizada, sem conhecer os detalhes das escolas, os métodos que implementam, etc., com o que estaria naturalmente formulando um juízo equivocado da situação, imagino.
Um abraço e continuem postando.