quarta-feira, 1 de outubro de 2008

EN ESA MÚSICA YO SOY. YO QUIERO SER. YO ME DESANGRO...


Deu no Jornal Zero Hora - Segundo Caderno, Contracapa, do Roger Lerina - Edição de 25/9/2008.
· JORGE LUIS BORGES, O ROQUEIRO (1)
Que Carlos Gardel nada! O som que Jorge Luis Borges curtia era Pink Floyd, Beatles e Rolling Stones. A revelação tri surpreendente foi de María Kodama, viúva do grande escritor argentino, em entrevista concedida à BBC Mundo, em Paris – onde está em cartaz a mostra El Atlas de Borges.
– O hino para seu aniversário não era o Happy Birthday, mas The Wall. Vimos o filme uma infinidade de vezes – disse María, referindo-se ao célebre musical cuja trilha sonora é assinada pela banda inglesa Pink Floyd.
A admiração do autor de O Aleph pelo som dos roqueiros dos Rolling Stones também merece uma história curiosa, segundo a companheira de Borges:
– Encantavam-no, também dizia que tinham una força incrível. Um dia estávamos no Hotel Palace, de Madri, esperando que nos viessem buscar para a ceia, e vejo que Mick Jagger se aproxima. Se ajoelha, pega a mão de Borges e diz: “Mestre, sou seu admirador”. Borges, um pouco assombrado, não o via, diz: “E você, quem é, senhor?”. E ele responde: “Sou Mick Jagger”. E Borges diz: “Ah, um dos Rolling Stones”. Mick Jagger quase desmaia e pergunta: “Como, mestre, o senhor me conhece?”. E Borges diz: “Sim, graças a María”.
· JORGE LUIS BORGES, O ROQUEIRO (2)
De acordo com María Kodama, Borges gostava de canções com letras divertidas, de duplo sentido:
– Ele dizia que era um surdo musical, porque tinha ouvido apenas para a música da palavra. E dizia coisas como por exemplo que Beethoven não o agradava, o que produzia horror sagrado em todos os especialistas. Mas ele gostava de Brahms, Bach, a música antiga, medieval, a música folclórica, a milonga e os “tangos de la guardia vieja”, como dizia. Achava que Gardel havia arruinado o tango, porque o havia tornado “sentimental e chorão”.
..........................................................................................
Como dizia o Seu Zéquinha, lá na Praia do Hermenegildo, quando se atrapalhava com as cartas no truco, pro seu parceiro de jogo: vê tu, Mendes, vê tu...

Nenhum comentário: