quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PERSONAGENS DO ARROIO GRANDE - (I) LAURO CAVALHEIRO

Filho de Hermógenes Teixeira Cavalheiro, natural de Arroio Grande, Lauro Cavalheiro concorreu a Prefeito Municipal em 1963, pelo PTB, sendo considerado o primeiro Prefeito de um partido "de esquerda" (coligação PTB-PL-MTR) eleito na história do Município.

Assumindo a Prefeitura no ano de 1964, e fazendo um governo popular até 1968, Lauro governou com dificuldades em meio às pressões da ditadura instaurada no País com o Golpe Militar de 64.
Casado com a Sra. Geni Cavalheiro e pai de cinco filhos, entre eles Maria da Graça e Clarice que voltaram a residir em Arroio Grande recentemente, Lauro Cavalheiro faleceu na cidade de Pelotas, onde viveu por muitos anos depois de ter abandonado a vida pública.
Seu irmão, Ney Cavalheiro, que havia sido vereador durante o mandato de Lauro, também tornou-se Prefeito de Arroio Grande (1973-1976), pelo MDB, sendo que por mais de duas décadas apenas os dois irmãos conseguiram eleger-se por partidos de "esquerda" no conservador município de Arroio Grande.
Na foto, Lauro Cavalheiro em solenidade próxima à época em que assumiu o cargo de Prefeito Municipal em Arroio Grande.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho publicado no facebook varias outras fotos deste periodo se interessar, podes procurar por ney cavalheiro e add. Grande Abraço!

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Claro que interessa, só não tenho facebook, mas vou procurar ver como adicionar.
Abraço!