Rua Dr. Monteiro - Centro (clique na imagem para ampliar)
..................................................................
A Rua Dr. Monteiro é a principal rua do Arroio Grande, sendo cercada pela Praça Central, pela Prefeitura Municipal, pela Câmara de Vereadores, por Bancos, lancherias, bares, etc.
É a rua onde ficavam localizados o antigo cinema (Cine Marabá), o antigo Café Central; é a rua que há cem anos levava para o antigo Cemitério, situado onde é hoje a Pracinha de Esportes, que fica em frente ao atual Centro de Cultura Basílio Conceição.
É a rua dos passeios de carro, do chimarrão à tardinha, das conversas de esquina, dos namoros; é a rua dos desfiles escolares, dos desfiles tradicionalistas, é a rua dos desfiles das Escolas de Samba, a rua do Carnaval.
A rua tem esse nome em homenagem a Antônio Monteiro Alves, médico baiano que aqui veio a residir e clinicar, e que faleceu precocemente em 1880, com apenas 32 anos de idade.
Até então, a rua se chamava Rua do Commercio, mas apenas três meses depois da morte do médico Antônio Monteiro foi transformada, por iniciativa do parlamento municipal, em Rua do Doutor Monteiro, denominação que pesiste até hoje, 128 anos depois.
Sobre o Dr. Monteiro existem alguns (poucos) dados interessantes, que deixamos de transcrever aqui, pois o Médico será objeto da nossa crônica de fim-de-semana, a ser publicada no Jornal "A Evolução" e aqui mesmo na página.
De qualquer forma, a nossa Rua Principal, a nossa rua mais central é mesmo a rua mais marcante da cidade. Por ela passam os nossos sonhos e aspirações, os nossos desejos e fantasias, a nossa expectativa e a nossa esperança.
Pela rua Dr. Monteiro passa, enfim, toda a existência de uma cidade, toda a vida do Arroio Grande, a vida de cada um de nós que amamos cada rua, cada canto, cada lugar por onde circularam e circulam todos os personagens desta terra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário