sábado, 26 de maio de 2012

DISTRITOS DE ARROIO GRANDE-MAUÁ

Pedreiras (postagem abaixo) é um dos distritos do Município de Arroio Grande; os outros são o distrito de Santa Isabel do Sul e o distrito de Mauá, sendo que este faz divisa com Herval, pelo oeste, e com Jaguarão, pelo Sul.
O distrito de Mauá possui esse nome em homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, grande personagem do Império, filho mais ilustre de Arroio Grande, onde nasceu em 28 de dezembro de 1813.
No distrito de Mauá existiu uma Estação de Trem que, inaugurada em 1925 como ponta de linha do ramal, passou a fazer parte do trajeto para Jaguarão (Basílio {no Herval}-Carvalho Freitas {idem}-Airosa Galvão-Mauá-Herculano de Freitas {todas em Arroio Grande}-Jaguarão) a partir do ano de 1932, sendo desativada no final dos anos 1970, início dos anos 80.
Da antiga Estação Mauá restaram algumas ruínas e pouquíssimas fotografias, como a que aqui se publica, mais uma lembrança do "interior do interior" - a zona rural dos pequenos municípios, antes povoada por grande número de habitantes, esperançosa do desenvolvimento e do progresso, e agora fadada ao abandono e ao esquecimento. Definitivamente. 

2 comentários:

Luiz Carlos Vaz disse...

Tô te vendo na TV Câmara...

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Grande Vaz.
Pois é, para que o escriba não morra de inanição ou de desidratação (afinal, o preço da cerveja e dos vinhos...), o assessor jurídico tem que entrar em campo diariamente; se a toga não matar a pena...
Abraço!