sábado, 5 de maio de 2012

73 ANOS

Hoje - 5 de maio - é a data de aniversário do Esporte Clube Arroio Grande, o Saci, tradicional associação de futebol da cidade de mesmo nome.
É verdade que tal data não é pacífica, haja vista que o surgimento do ECAG é discutido, até hoje, sendo apontadas duas datas para a sua fundação.
Uma, constante dos Estatutos do Clube, que, no seu artigo 1º, assegura o seguinte:
"O ESPORTE CLUBE ARROIO GRANDE, fundado em 5 de maio de 1939, nesta cidade de Arroio Grande, Município de mesmo nome, onde tem sede, é uma sociedade civil, composta de número limitado de sócios...".
Outra, decorrente de um ofício enviado pela entidade para o tradicional Jornal "A Evolução", publicado em 09 de setembro de 1939, onde a Diretoria do novo clube, através do secretário, dava a seguinte notícia:
"Ilmo. Sr. Diretor da Evolução. Tenho a máxima satisfação de comunicar a essa folha que no dia 4 do corrente foi fundado nesta cidade o ESPORTE CLUBE ARROIO GRANDE...
Arroio Grande, 5 de setembro de 1939.
Mário Silveira Haubmann - Secretário".
A polêmica das datas foi exaustivamente examinada no livro O "Clássico" - Uma história de paixão (fls. 35 a 44), chegando-se a conclusão de que a data da fundação do ECAG foi mesmo 05 de maio de 1939, sendo esta a data de aniversário do clube azul e encarnado, que está, portanto, comemorando 73 anos de idade, sempre buscando retornar às atividades esportivas, não obstante as dificuldades que o fim de amadorismo do futebol da região trazem neste sentido.
De qualquer forma, trata-se de uma data comemorativa, para a qual a página traz até os leitores a fotografia do primeiro time do Arroio Grande (provavelmente do ano de 1940 - acima), onde aparecem os seguintes componentes:
Em pé: Papaco, Lauro Maciel, Cilinho, Bridone (ou Bordoni), Pipi, Caetano e o dirigente Emílio Hissé;
Ajoelhados: Cesalpino, Dega, Jesus Lúcio e Gilberto;
Sentados: Cencinho e Clarito.
Foram esses os homens que literalmente deram o pontapé inicial na trajetória do Clube que se tornou um dos maiores vencedores do futebol amador da região sul e do próprio estado do Rio Grande do Sul.           

Nenhum comentário: