terça-feira, 22 de maio de 2012

DISTRITOS DE ARROIO GRANDE-PEDREIRAS

O Município de Arroio Grande, formado pela Sede Urbana e pelos Distritos de Mauá, Pedreiras e Santa Isabel, possui uma área total de 2.514 kms2, e conta, atualmente, com cerca de 20 mil habitantes, sendo que, destes, menos de dois mil (inferior a 10%) residem na zona rural.
Mas teve uma época em que tudo foi diferente, onde a habitação na zona rural predominava, sendo o número de moradores dos distritos praticamente o triplo dos habitantes da sede urbana do município:
Em 1940*, por exemplo, a população de Arroio Grande era a seguinte:
Sede do Município: 2.619
Zona Rural: 13.580
Total: 16.199
Em 1950*:
Sede do Município: 3.173
Zona Rural: 14.703
Total: 17.876
* Fontes: "Município de Arroio Grande" - Alvaro O Caetano, 1945; e IBGE. 
Neste quadro, isto é, com cerca de três quartos da população local residindo na zona rural, os distritos de Arroio Grande viveram um período de prosperidade, especialmente dos anos 1960 até fins da década de 80, a partir de quando, por razões diversas, entraram em absoluto declínio.
A foto acima é mais ou menos do início desta época, quando o expansionismo da região e a exploração do calcáreo nas proximidades (Vila Matarazzo) levou a criação de um núcleo inteiro no Distrito das Pedreiras (posteriormente “Vila Brasileiras”).
Hoje, as antigas casas viraram escombros, e os habitantes simplesmente desapareceram, foram embora para sempre da pequena e próspera localidade. As Pedreiras, enquanto núcleo habitacional, praticamente não existe mais, como, de resto, ocorreu com a população que preenchia a maioria dos distritos do município.
"As Pedreiras" desapareceram, tudo indica que para sempre!

Nenhum comentário: