quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CLUBE INSTRUÇÃO E RECREIO - CLUBE DO COMÉRCIO (2-2-1902)

O Clube do Comércio de Arroio Grande, nascido Clube Instrução e Recreio em 2-2-1902, está completando 110 anos neste dia 2-2-2012. A primeira fotografia (abaixo) é centenária, foi tirada exatamente em 1912, sem precisão do dia ou do mês. A segunda fotografia é atualíssima e mostra a deterioração do prédio da instituição, ainda que a mesma se mantenha com atividades eventuais. As duas últimas fotografias são de placas comemorativas, que atestam a data da fundação e o centenário do Clube do Comércio, ocorrido em 2002.



4 comentários:

Carlos Ricardo Souza disse...

Belíssimo e necessário post amigo Pedro Júnior. O Clube do Comércio no segundo século de existência perdeu a importância social e cultural da qual era dotado no primeiro lustro de sua existência. Como filho e irmão de presidentes daquela instituição e tendo sido diretor por várias administrações vejo com tristeza o quanto nossa omissão colaborou para o ocaso do nosso Clube. Quem não lembra dos bailes de debutantes, dos inesquecíveis bailes de carnaval, dos bailes do arroz (ao tempo em que o saudoso Nézio Teixeira era o organizador do evento)? Quem não lembra a efervescência política patrocinada pelo Eraldo Machado ao tempo em que manteve seu restaurante no segundo andar do prédio? Cabe a pergunta: o que aconteceu para resultar no atual descaso e abandono daquela instituição tão importante para a cidade de Arroio Grande? Não sei responder, mas deixo a pergunta a todo aqueles que visitam este blog: como revitalizar o Clube do Comércio?

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

É verdade, Carlos, é verdade...
Aliás, quando eu fui tirar as fotografias do Clube passei por essa mesma sensação que tiveste ao ler o post e, evocando todas as lembranças do glorioso passado do Clube do Comércio e comparando-as com a insignificância de agora, pensei: e não é que o Clube permanece sendo o retrato da Cidade!
Abraço.

Solismar Venzke Filho disse...

Caros, Juninho e demais saudosos, pelas minhas andanças pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais observo que os clubes sociais que se reformularam no tempo estão hoje presente no dia-a-dia dos seus sócios. Penso que diversos fatores somaram para degradação do valor existente da sociedade dos comerciários de Arroio Grande. Entretanto, arisco em dizer que faltou alguém pra enxergar o futuro na administração do Comércio e também do Caixeral e do Guarani. Essa minha observação está com base comparativa dos clubes que estão em atividade e os que ficaram pelo caminho. Fazendo um comparativo tosco, é igual uma empresa sem planejamento estratégico, com certeza ficará no caminho bem próximo.

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Bueno, é mais uma opinião a respeito, mas o problema em Arroio Grande, que, aliás, é regional (o Jaguarense está interditado, pois o teto começou a desabar; o Comercial de Pelotas, com apenas 50sócios, está pedindo socorro, com as paredes esfacelando, o Campestre, também de Pelotas, parece que fechou...), remete um pouco ao isolamento da Zona Sul que, como uma parte da nossa América, estagnou nas culturas primárias (aliás, "primárias" em todos os sentidos), parecendo definitivamente condenada a "cem anos de solidão". Será?