domingo, 19 de fevereiro de 2012

OUTROS CARNAVAIS

Carnaval em Arroio Grande. Quem gosta que vá para as ruas, ocupar os camarotes ou as calçadas da Dr. Monteiro. Mas são outros carnavais, esses de agora. Não são como os da época do Gilberto - o barbeiro Gilberto Nobre (na 1ª foto abaixo, com um dos seus inúmeros filhos) - já falecido há alguns anos.
O Gilberto foi protagonista e grande articulador dos melhores carnavais de rua do Arroio Grande.
Com ele, surgiriam o "Bloco da Falsa Baiana", no final dos anos 1940 (2ª foto); depois, o barbeiro criaria o mais tradicional bloco de carnaval da Cidade: o famoso "Papagaio da Rua Nova" (3ª foto), grupo carnavalesco que deve ter durado cerca de meio século (com os seus grandes bonecos, ao estilo de Olinda e Recife: o Gigante, o Morcego...), para desaparecer próximo exatamente ao final do carnaval de rua, perto da morte do Gilberto, há cerca de duas décadas, mais ou menos.
Hoje, resta o carnaval das Escolas de Samba, já decadente também, sem apresentar o esplendor que escolas como a Promorar, por exemplo, traziam para a Dr. Monteiro nos primeiros anos da década passada (4ª foto), e que hoje não conseguem mais se repetir - em originalidade, em beleza, em magia - aos olhos dos espectadores da cidade.
Por saudosismo, talvez, por pura nostalgia, afinal todos sabem que o melhor carnaval será sempre "o carnaval que passou"...



Nenhum comentário: