sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

POR ONDE ANDEI

Alguém já disse que no verão a gente tem a obrigação de ser feliz; quer dizer, é obrigado a ir à Praia, disputar espaço com um monte de gente, ficar vermelho, beber caipirinha sem gelo e cerveja quente, comer churrasco ressequido, receber areia fina no rego, tomar banho no mar gelado e gostar, porque, do contrário, teria ficado em casa, sem ir para a Praia, o que quase ninguém consegue.
A verdade é que as cidades ficam vazias no verão, e mesmo aqueles que dizem que preferem as cidades vazias do verão (os porto alegrenses, por exemplo, adoram puxar assunto do tipo: – “essa coisa de ficar assim numa ligação mais íntima com o pôr do sol do Guaíba, entende?”), experimentam certa frustração por não estarem na Praia, afinal é lá que tudo acontece: namoros, separações, cocô de cachorro e espiga de milho no chão, velhas brancas em maiôs antigos, ridículas bermudas coloridas, bebedeiras e defumação, acidentes e atropelamentos, mais namoros e separações...
Portanto, não vou fugir à regra, ou seja não vou ficar alimentando este blog em plena temporada de praia, que, para quem ainda não sabe, já começou; vou, isto sim, me mandar para o litoral e aproveitar para abastecer a página apenas com fotografias de lugares* por onde andei**, preferencialmente... praias, esperando que os leitores das cidades não se incomodem com isso, afinal deve ter algum leito d’água próximo a cada um deles, é só colocar a bermuda colorida e ir para lá, urgente, antes que as águas de março cheguem fechando o verão...
(*) Serão cinquenta lugares "por onde andei", em ordem absolutamente aleatória, com fotografias quase todas originais; onde a máquina não funcionou, porém, vale o óbvio socorro da internet.
(**) Alguns lugares foram descartados. Uns, pela proximidade, como, por exemplo, Cassino, São Lourenço e Torres, no Rio Grande do Sul, ou Garopaba, Bombinhas e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, ainda que todos eles interessantes; outros, pela obviedade, como Gramado e Canela, ou Caxias do Sul e Bento Gonçalves, todos do nosso estado. De maneira que restaram 50 lugares - do Brasil, da América e da Europa - previamente programados para alimentar a página, ao menos até o caranaval chegar.

Nenhum comentário: