sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"VOCÊ ENTROU NO TREM E EU NA ESTAÇÃO..."


As antigas estações de trem ainda inspiram os mais variados sentimentos, de saudade, de paixão, de abandono, como na canção composta pela Adriana Calcanhoto, que empresta o título para este texto.
Nesta nossa região, o Trem serviu como meio de transporte de passageiros especialmente nas décadas de 50 e 60 (passando pelas Estações da Ayrosa Galvão e pela Estação Mauá, entre outras) e até fins dos anos 70 quando ainda operavam as Estações do Cerrito e de Pedro Osório, levando o trem que saía de Pelotas e seguia para Bagé, como aparece na conhecida Maria Fumaça dos irmãos Kleiton e Kedir.
No início da minha juventude, quando era estudante em Pelotas, cheguei a pegar o tal Trem lá na Estação do Bairro Simões Lopes, de onde ia até Pedro Osório, viajando às 6 da manhã, saindo direto de algum bar ou boate sem nem mesmo dormir, com direito a violão e cerveja dentro da Maria Fumaça, na companhia do Zeca do Valentim, do Darcy do Lino, do Baixinho do Assis e outros do Arroio Grande.
Depois do Passo das Pedras e do Cerrito acontecia a chegada em Pedro Osório; então, o negócio era dar uma passadinha no Hotel do Tio Willy para conseguir alguma "bóia", antes de ir para a "faixa" pegar uma carona final até o Arroio Grande.
Pois a foto aí de cima é da Estação de Pedras Altas, situada em frente ao famoso Castelo do Assis Brasil, e dá mesmo uma sensação de saudade e de abandono; a sensação de que a gente ainda está ali esperando o trem, que infelizmente já não vem mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fotógrafo e fiquei encantado com o farol da Ponta Alegre, quando o vi numa reportagem "O Brasil visto por cima". Gostaria de conhecê-lo e estou planejando uma viagem agora para janeiro ou fevereiro. Minha pergunta: É possível ir de carro até o farol? Existe algum órgão ambiental para o qual deva me reportar incialmente? Agradeço desde já pelas respostas. Att. Daniel Cravo

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Daniel,
valeu pela tua postagem nesta página que anda mais desativada que os faróis das nossas lagoas...
Aliás, deves ter visto aqui mesmo no blog o texto sobre o Farol da Ponta Alegre - http://autoretratopedro.blogspot.com.br/2009/01/o-lugar-e-sua-histria-ii-o-farol-da.html - post de 16/01/2009, que conta um pouco da história do Farol, no ano de seu centenário.
Quanto a tua vinda aqui, entra em contato através de email - o meu é: pedrobittencourtjr@terra.com.br - que eu te repasso as dicas p/visitar o Farol, que fica a cerca de 30 kms da Sede urbana do Arroio Grande.
Abço.
Pedro Jaime