domingo, 4 de janeiro de 2009

UM CASTELO NO PAMPA*















Confirmada a previsão de tempo nublado para sábado em pleno 03 de janeiro, resolvemos, a Verônica e eu, fazer uma visita ao Castelo de Assis Brasil, uma construção no estilo dos castelos europeus situada no Município de Pedras Altas, distante 48 Km. de Herval, e, consequentemente, a cerca de 100 Km. de Arroio Grande.
Convidado o Sérgio Canhada, partimos para o Castelo, não sem antes agendar(1) por telefone a visita, para ter acesso as dependências internas(2) do prédio, pelo que é necessário pagar(3).
Para quem não conhece, até Herval é asfalto, mas os 48 kms. seguintes até Pedras Altas são de estrada de terra; estrada boa, de chão duro e sem nenhum perigo, não obstante a altitude, já que no trajeto situa-se um dos pontos mais altos da região.
Já para quem vem da região de Porto Alegre, ou mesmo de Pelotas, melhor caminho é por Pinheiro Machado (BR 293), para depois percorrer 36 Km., também por terra, até Pedras Altas.
Sobre Assis Brasil(4) existem muitas obras e inúmeras informações em sites da internet, assim como sobre o Castelo(5), razão pelas quais deixo de reproduzir maiores dados aqui, apenas reafirmando a impressão de todos que visitam o lugar.
Embora a rusticidade e a simplicidade do lugar, que não tem nem de perto o glamour dos castelos da Europa, a visita vale a pena mesmo pelo seu simbolismo e pela figura de Assis Brasil - ambos participantes de grande episódios do Rio Grande e do Brasil (do final do Sec. XIX ao início do Séc. XX) - contendo a Casa da Granja de Pedras Altas inúmeros documentos, fotografias e objetos que nos levam a viajar no tempo e conhecer um pouco mais da nossa história, uma história testemunhada por um Castelo em pleno Pampa Gaúcho.
(*) Um Castelo no Pampa é o título do livro do escritor Luís Antônio Assis Brasil, uma ótima definição para o lugar;
1. Agendamento pelo telefone (53) 36130099, com Lydia, neta de Assis Brasil;
2. Todo o primeiro andar: salão, biblioteca, quarto do casal, sala de estar, cozinha e outros aposentos; o andar superior está em reformas;
3. Apesar de necessário para a preservação do local, o preço individual atual é bastante "salgado": R$ 18,00; para grandes grupos, especialmente escolares o preço é de R$ 5,00 por pessoa;
4. Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu em 1858 em São Gabriel e morreu em 1938, em Pedras Altas. Advogado, político e escritor, foi ministro da república e embaixador do Brasil na Argentina, em Portugal e nos EUA; foi ainda deputado federal por mais de uma ocasião. No Rio Grande, foi um dos principais opositores a Borges de Medeiros e um dos protagonistas da Revolução de 23. É histórica a fotografia onde assisistas (maragatos) e borgistas (antigos pica-paus castilhistas) assinam o Tratado de Paz em pleno Salão do Castelo de Pedras Altas. Os móveis da ocasião ainda se encontram no local.
5. Construído a partir de 1908, o Castelo somente foi concluído em 1913, estando próximo de comemorar o seu centenário.

Nenhum comentário: