quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LORCA Y EL AMANTE URUGUAYO

 

O encontro poético-musical promovido pela Biblioteca Pública Pelotense em 28/08 – XXIV Sarau – e que teve a nossa participação falando sobre o autor em destaque Federico Garcia Lorca (acima), possibilitou uma discussão interessante acerca da vida e da obra do poeta espanhol, nascido na pequena província de Fuente Vaqueros, na Andaluzia, em 1898, e assassinado pelas forças conservadoras espanholas em Granada, no mês de agosto de 1936.
Como todos sabem, a poesia de Lorca, além de sinalar o regionalismo das origens do escritor – o teatro de rua, a dança, as touradas, os ciganos da Andaluzia... (daí a sua clássica obra “Romancero Gitano”) – era caracterizada também pela contundência, pois que denunciativa das desigualdades sociais do período.
Ademais, Federico era republicano e socialista, e muito cedo assumiu a sua condição de homossexual, chocando os conservadores padrões espanhóis da época.
Pois sobre essa última característica do escritor – a da sua opção sexual – surgiu recentemente uma obra que vai dar o que falar, intitulada “El amante uruguayo” e publicada, até onde eu sei, apenas na Espanha até o presente momento.
O livro, uma encomenda feita ao escritor Santiago Roncagliolo (autor peruano, que escreve atualmente para o tradicional “El País” e outras publicações da Espanha), é centrado na história de um suposto namorado uruguaio de Lorca, um escritor de segunda chamado Enrique Amorim, sujeito midiático, que se fez passar até por Sartre numa ocasião, e autor de algumas invenciones que lhe deram certa notoriedade até a sua morte em 1960. Entre elas está o fato de ter erigido um monumento em forma de lápide para Federico, inaugurado na província de Salto em 1953, inclusive com a participação da atriz republicana Margarita Xirgu, que representou o clássico teatral "Bodas de Sangue" de Lorca na ocasião.
Abaixo, a capa do livro “El Amante uruguayo”, cuja publicação no Brasil espera-se que venha a ocorrer até o início do ano que vem.
Para quem quiser se antecipar e saber alguma coisa sobre o tal Enrique Amorim sugere-se os links abaixo, com declarações do próprio autor Roncagliolo. 
A história de Amorim beira a total canastrice e ao absoluto charlatanismo, mas que vai dar o que falar isso não deixa a menor dúvida.


Nenhum comentário: