sexta-feira, 15 de junho de 2012

CESARE BATTISTI

Estive com o italiano Cesare Battisti.
Ele veio até Pelotas para lançar o seu último livro – “Ao pé do muro” – nas dependências da Câmara Municipal.
Depois fomos jantar, um pequeno grupo, na casa de um amigo.
Battisti é escritor, possui mais de vinte livros publicados, na sua maioria romances policiais, do gênero noir, que escreveu principalmente na França, quando lá viveu por cerca de uma década, entre os anos 1990 e 2000.
Mas sempre, invariavelmente, quando é apresentado ao público, diz-se dele que “é Cesare Battisti, aquele...”.
As acusações de quatro assassinatos na Itália e a condenação à prisão perpétua pelos crimes que nunca admitiu (fugado, foi julgado a revelia) vão acompanhar Battisti para o resto da vida. É um homem marcado, naturalmente rotulado.
Lá pelas tantas, depois de muito churrasco e incontáveis cervejas, quando conversávamos só os dois, fiz a pergunta que guardara a noite toda:
O quanto te incomoda estar rodeado por pessoas que estão interessadas apenas no personagem, no Battisti da Itália dos anos 70, e não no escritor, no homem que tu és agora?”
Battisti não me olhou, deixou que o olhar se perdesse no espaço que o vão da porta permitia e respondeu, pausada e suspiradamente.
É tudo o que me incomoda, é tudo o que me importa, e eu vou viver o resto da minha vida lutando para me livrar disso”.
Em seguida levantou-se e me alcançou um livro - “Minha fuga sem fim” - que eu pedi que dedicasse ao Sérgio Canhada. (Battisti se surpreendeu quando eu lhe disse que o Sérgio possuía uma biblioteca com mais de 4 mil volumes, morando numa cidadezinha com cerca de 20 mil habitantes, como é o caso de Arroio Grande).
Depois conversamos sobre outras coisas, e eu pude conhecer mais do escritor Cesare Battisti, abandonando um pouco o peso do ativista político, do personagem, aquele do qual o homem Battisti tenta se livrar, numa luta também sem fim e praticamente com a certeza de que jamais conseguirá.

4 comentários:

Luiz Carlos Vaz disse...

Quase ninguém se refere a ele como "escritor", com duas dezenas de livros publicados...

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Pois é Vaz, todos sabemos como se referem a Battisti.
Mas são eventos como esse, como o que trouxe o italiano à Pelotas, que podem auxiliar a conhecer o escritor; do contrário...

Maribel disse...

Lamento não tê-lo conhecido! Mas gostaria de ler seus livros. Romances policiais noir são muito interessantes!

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Os romances escritos por Battisti são mais conhecidos na Europa, porque publicados em francês - Le cargo sentimental, ou Dernières Cartouches, entre outros.
Para Pelotas, acho que ele trouxe "Ao Pé do Muro", "Bambu" e "Minha Fuga Sem Fim", este último o que conta a sua própria história, e, portanto, para a nossa curiosidade, o mais interessante.
É inegável que, além do escritor, Battisti encerra também o personagem, e conhecer e conversar com ambos se torna realmente muito interessante.
Bem vinda a página.