quarta-feira, 25 de maio de 2011

O 1° CLÁSSICO - 18/11/1945

Com a transformação do Veterano E. C. (fundação: 11/07/1943) em Grêmio Esportivo Internacional, através de uma Assembléia ocorrida em 27/10/1945, menos de um mês depois da troca de nome aconteceria o 1° Clássico, envolvendo as equipes do Esporte Clube Arroio Grande e do Grêmio Esportivo Internacional, como se pode ver do noticiário da época:

"Pelo Esporte

Domingo p. findo, realizou-se um encontro entre as equipes locais do Grêmio Esportivo Internacional e E. C. Arroio Grande. A vitória coube ao Arroio Grande, nos primeiros quadros, por 8 a 0, e nos segundos quadros por 5 a 0."

(Jornal "A Evolução" - Edição de 24 de novembro de 1945) - Pg. 71, Livro "O Clássico..."

O documento acima reproduz as anotações originais do 1° Clássico, retratando a escalação do ECAG e os gols anotados na partida.

Esporte Clube Arroio Grande - Censinho; Gilberto e Ademar; Agapito, Jesus e Reni; Issa, Chico, Otávio, José Duarte e Ari

Os gols foram marcados por José (3), Ari (3) e Chico (2).
"Já quanto a escalação do Internacional, infelizmente não se tem o time completo, mas sabe-se que jogaram os primeiros jogos do GEI, e, possivelmente, a partida de 'estreia' - o primeiro Clássico - contra o futuro maior rival, os seguintes jogadores:

João Feijó (ou Edevar Vasquéz); Cezalpino e Carlos Cascudo; Oscarino, Oclides e Ari Magalhães; Gelci, Osmar 'Canivete', Eldi Nuñez, João Pedro e Bordoni."

"O Clássico - Uma história de Paixão - pgs. 105-106).

Nenhum comentário: