sábado, 16 de fevereiro de 2013

NAZINE - 16 DE FEVEREIRO

No dia 16 de fevereiro de 1975, a Nazine, filha do Pedro e da Josina, irmã mais velha da Magali, e também do autor desta página, estava completando 15 anos.
Em consequência, o pai dela, o velho Pedro Jaime Bittencourt (então novo), uma mistura de advogado com poeta, resolveu fazer uma festa, mas não uma festinha qualquer de 15 anos, senão que decidiu abrir as portas da casa da família – a Casa da Josina – na Rua Júlio de Castilhos, nº 34, em Arroio Grande, para convidar meio mundo, entre amigos, conhecidos e passantes, conterrâneos, vizinhos ou gente de além fronteiras, razão pela qual imprimiu um convite(*) que circulou pela Cidade inteira, por grande parte do Rio Grande e por pedaços do Brasil.
Na porta da casa, um lembrete: “convite aos não convidados”, o que salvou o Pedro de eventuais esquecimentos e garantiu a todos o acesso à grande festa.
E essa festa, iniciada pelo Pedro Bittencourt há quase quarenta anos, acabou durando (na época) cerca de 3 dias; três dias não, pois que continua até hoje, algumas décadas depois.
16 de fevereiro – aniversário da Nazine, filha do Pedro e da Josina, irmã mais velha da Magali, e do autor desta página.
Feliz aniversário, Nazine, e que o convite(*) para a tua festa seja eterno, como a memória de quem o criou.
(*) Seguem, reproduzidos, alguns trechos do convite; ampliando a imagem é possível ler na íntegra. 
Notícias sobre ela: nasceu no dia 16 de fevereiro... aqui em arroiograndinho. Cursou o ginásio e muitas noites bonitas. Baiana do Rio Grande do Sul. Batizada e por evidência cristã...
Em feitio de convite: Uma rua da Bahia. Em Arroio Grande. Dia 15 de fevereiro, 1/2 noite. Dia 16 até 17 chegar. Samba, chopp, wuisque...
Levantamento do local: Cansou de ser garagem, virou poesia. Estado d'alma...
Sambão da Pesada: Todo mundo toca, todo mundo canta...
Momento Religioso: Dia 16 às 7 do poente. Missa. Com Deus e violão...  Se não souber rezar, murmure ao menos. Deus entende tudo.
Esportes: Campeonato individual de halterocopismo. Candidatos fortíssimos. Entre eles o pai da aniversariante.
Horóscopo: NAZINE: 16 de fevereiro. SIGNO: AQUARIUS. Sensibilidade. Amor pelo samba e pela noite. Um presente feliz e um futuro que seu pai, sua mãe, seus irmãos, os avós, os parentes e os amigos desejam que seja grande como a ternura das preces, e feliz, feliz, feliz como os olhos de quem sonha ou de quem ama...

4 comentários:

Luiz Carlos Vaz disse...

Esse velho (na época novo) Pedro devia ser um cara muito divertido... não o conheci, mas lendo esta postagem agora, é como se o conhecesse (e o admirasse).

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Divertido é pouco, Vaz, o Pedro Bittencourt, com a sua criatividade, a sua irreverência e a sua ousadia, era tão, mas tão maluco, que o Fernando Grassi (o pai) uma vez escreveu (e publicou) que achava ser o Pedro um "ET", colocado na Terra para observar os estranhos modos dos terrestres, com os quais o "alienígena" não conseguira jamais se acostumar.
O Pedro Bittencourt, de fato, pensava de maneira diferente de todos, e assim viveu, e assim permanece na memória de todos nós.

Anônimo disse...

Adorei Juninho essa volta no tempo, lembro bem do niver da Nazine, foi demais ... Até eu apareço nesse convite. Abraço. Lalaca

Pedro Jaime Bittencourt Junior disse...

Oi Renata.
É verdade. Apareces mesmo no convite, ali no espaço destinado as "Artes":
"...Arnóbio depois de muita insistência. A Lalaca. O Bira..."
Assim como apareces também numa das postagens anteriores, na fotografia - retrato em preto e branco - da nossa formatura no Ginásio.
Bom relembrar, bom manter contato.
Abço.