segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 13 - VALÊNCIA

Do outro lado da Espanha, já em direção à França, Valência guarda certa semelhança com outros lugares do país, como na arquitetura da Catedral Central (acima - cujo badalo do sino, à primeira luz do dia, acorda os hóspedes dos hotéis próximos), ou no desenho da Plaza de Toros (abaixo).
Entretanto, a capital provincial é destacada também pela sua gastronomia, afinal não por acaso foi dali que surgiu a famosa "paella valenciana", que os visitantes podem saborear nos restaurantes ou no preparo dos habitantes locais, mesmo no caso daqueles que vieram de longe, como o casal uruguaio Juan Pablo Berasain e Doña Alma (última foto), ex-proprietários da parrillada El Paisano, em Pelotas, e que viveram em Valência entre as décadas 1980/1990. A visita, aqui, foi providencial e o carinho e a dedicação dos anfitriões inolvidable.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 14 - SEVILHA

Sevilha, localizada no sudoeste da península ibérica, é uma das maiores cidades da Espanha e dona de uma das mais interessantes histórias da Europa. Vivendo de seguidas ocupações - pelos fenícios, romanos, visigodos e pelos mouros, até ser reconquistada pelos cristãos - a capital Andaluz teve importante papel durante a Guerra Civil Espanhola, sendo considerada, por toda a sua história, como a "capital cultural" da Espanha antiga, com suas inúmeras festas populares.
Pena a longa distância desde Madrid (mais de 500 Km.), o que faz de uma viagem rápida até Sevilha um desapontamento; não ter tempo para frequentar El Rinconcillo (acima), um dos bares mais antigos da Europa (hoje com 340 anos!!!) é um verdadeiro desperdício, imperdoável.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 15 - ÁVILA

Um dos mais impressionantes lugares da Velha Europa, a cidade de Ávila, a mais alta da Espanha, é cercada por uma grande muralha com cerca de 2.500 metros de extensão e uma altura média de 12m. Construída no ano de 1090 para a proteção dos Reis Castellanos, a muralha possui 88 torres e 9 grandes portas que dão acesso ao interior da cidade e aos seus monumentos, como a Catedral de Santa Teresa e o Museu Capitular (com obras de El Greco), que contribuíram para que Ávila viesse a ser declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, desde o ano de 1985.
O mais impressionante de Ávila, porém, é se hospedar em um dos pequenos hotéis da cidade próximos à muralha, e, depois da primeira taça de vinho tinto, abrir a janela e espiar os labirínticos corredores que acompanham a fortificação; o sossego e o silêncio são inigualáveis...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 16 - SALAMANCA

Saindo de Portugal pela parte central do país, é possível entrar-se na Espanha por Castilla y Leon, por Salamanca, depois de ultrapassar a fronteira em Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo. Salamanca encontra-se numa parte razoavelmente alta da Espanha, a 800 mts. do nível do mar, possuíndo cerca de 200 mil habitantes e tem como principais atrações a Catedral Vieja (Séc. XII) e a Plaza Mayor, além da tradicional Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, ornamentada, entre outros detalhes, com um medalhão central em homenagem aos Reis Católicos - denominação dada ao casal Fernando e Isabel, Rei de Aragão e Rainha de Castella, respectivamente, que, unificando os seus reinos, acabaram criando a atual Espanha.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 17 - COIMBRA

A famosa Universidade de Coimbra (acima), a mais antiga de Portugal, é parada obrigatória na pequena cidade situada em pleno centro geográfico do país lusitano, com seus pouco mais de 100 mil habitantes, sendo cerca de 1/3 deles (35 mil, aproximadamente) estudantes.
Coimbra é uma cidade de ruas muito estreitas e dotada de um casario bastante antigo, e tem a sua ligação com Lisboa facilitada, já que a viagem de trem entre as duas cidades leva cerca de duas horas (aproximadamente 180 Km.); já para o Porto, a distância é menor ainda, cerca de 100 Km.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 18 - PORTO

O lugar que deu o nome a Portugal (na era romana se chamava Cale, daí Portus Cale...), tem na antiga Ribeira, situada junto ao cais (acima) uma das suas principais atrações, sendo a cidade famosa pelo seu vinho e, naturalmente, pelo movimentadíssimo porto local (abaixo).
Com o passar dos anos, Oporto tornou-se também um interessante centro universitário, com estudantes de diversos países convivendo harmoniosamente nas faculdades e locais de encontro - como o restaurante universitário da cidade (última foto) - tomados pela presença de brasileiros, inclusive não estudantes, mas que costumam dar o famoso "jeitinho" para frequentá-los.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 19 - LISBOA

Ah, Portugal! Para que aqui nós chegássemos quantas noivas ficaram por casar? Por te cruzarmos (ó, mar salgado) quantas mães choraram, quantos filhos em vão rezaram? Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena ...
Lisboa é a emoção da chegada, é a Avenida da Liberdade, o Palácio Imperial, é o Centro Velho partindo em direção ao Tejo; Lisboa é Fernando Pessoa, o "Mar Português", é a certeza de que quem quiser passar além do Bojador (seja em que sentido for), tem que passar também além da dor...



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 20 - VIÑA DEL MAR

Praticamente colada a Valparaíso (cerca de 30 Km.), Viña del Mar é o mais glamouroso balneário chileno, possuíndo certa semelhança, pela sua característica semicircular (acima), com as Praias de Punta del Este, no Uruguay e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Com grande badalação noturna - bares, churrascarias (de gaúchos, é claro) e Casino lotados, no verão -, Viña tem o pôr do sol mais bonito das Américas (naquela parte do Pacífico, ao contrário do nosso Atlântico, o sol se põe no mar), sendo que a juventude se reúne todas as tardes na areia da praia para assistir o espetáculo, quando o sol é "tragado" lentamente pelas águas.
Quem for à Viña del Mar pode procurar o Hostal (misto de pousada com hotel, normalmente atendido pelos próprios donos) Siesta de Los Poetas; o nome já diz tudo...


domingo, 7 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 21 - VALPARAÍSO

Valparaíso, capital da província de mesmo nome, é a sede do Congresso Nacional chileno e um dos principais portos do país andino. Localizada no paralelo 33°3 - "vizinha", em linha reta da Praia do Hermenegildo, no Atlântico -, Valparaíso é banhada pelas águas geladas do Oceano Pacífico (abaixo), sendo cercada, em semicírculo, por cerros, pelo outro lado, o que, aliado à sua peculiar arquitetura (acima), rendeu à cidade a declaração pela Unesco de Patrimônio de Humanidade.
Reconhecida pelo governo do Chile como "capital cultural" do país, é um lugar onde se bebe muita cerveja, no verão, e uma razoável quantidade de Pisco - a aguardente chilena - no inverno.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 22 - SANTIAGO

Santiago é paixão, e é protesto e homenagem também. A escolha do terno escuro e da gravata vermelha para a fotografia em frente ao Palácio La Moneda (acima), representam um tributo ao pacifista Salvador Allende, Presidente morto pelos momios direitistas do Chile, na inauguração de uma das mais sangrentas ditaduras da América, em 1973. As águas do Rio Mapocho, que corta a capital chilena, ficaram manchadas do sangue de gente inocente, numa época que, felizmente, acabou, não obstante as sequelas deixadas no povo chileno.
Mas Santiago é paixão, como mostram os tradicionais namoros no Cerro Santa Lucia (abaixo) à tardinha, ou no Barrio Bella Vista, à noite, ao som da música de Victor Jara, dos versos de Violeta Parra e da poesia inigualável de Neruda, o poeta da Isla Negra, o poeta do mundo inteiro.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 23 - CORDILHEIRA DOS ANDES

Atravessar a estrada que corta os Andes chilenos, onde se encontram os famosos caracoles (abaixo), por onde se desce (ou se sobe) quase 3 mil metros num trecho de apenas 30 quilômetros, e que possui inúmeros túneis e incontáveis curvas, é conhecer ao vivo o mais impressionante cartão postal das Américas, só comparável, talvez, a travessia do Deserto de Atacama, do Peru ao próprio Chile.
Cortar de automóvel a grande cordilheira, que liga o Chile à Argentina, é a melhor das aventuras, para não esquecer jamais.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 24 - PASO LOS LIBERTADORES/LOS PENITENTES

O Paso Los Libertadores (acima) é o complexo fronteiriço que divide os dois países - Argentina e Chile - sendo a porta de entrada para os Andes chilenos, a pouco mais de 100 quilômetros de Santiago; já Los Penitentes (abaixo) é a perigosa estação de esqui que fica na Alta Montanha, ainda na província de Mendoza, com suas nuvens assustadoras e cruces fincadas na montanha, simbolizando os que dela não voltaram.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 25 - PARQUE DO ACONCÁGUA

A maior montanha das Américas, o pico gelado do Aconcaguá, com a altura de 6.959m. (ao fundo), traz falta de ar, falta de respiração, traz a falta de palavras para definir a sensação do que significa estar lá. A vontade que dá é a de experimentar a perigosa aventura de escalar a montanha; deve valer a pena, deve valer a vida...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 26 - CÓRDOBA

A Serra de Córdoba é chuvosa e perigosa. A movimentada cidade do interior da Argentina é motivo de orgulho para "los hermanos", que construíram realmente uma grande nação; orgulho que se vê nos textos das placas espalhadas pelas estradas do País, mesmo depois da aventura fracassada de um ditador, mesmo depois de uma guerra perdida...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

POR ONDE ANDEI - 27 - MENDOZA

O lugar, completamente destruído por um terremoto há mais de cem anos (em 1861, com cerca de 5 mil mortos), conserva ainda as ruínas da cidade antiga (acima) e mantém em meio à zona urbana o enorme Parque em homenagem ao Libertador San Martin (abaixo), possuíndo uma das mais bonitas arquiteturas da América e servindo como exemplo de arborização e de respeito ao meio-ambiente. De quebra, Mendoza mantém o hábito da siesta (das 13h. as 16h., no verão, quando pouca coisa funciona) e tem uma noite badalada, com as belíssimas mendocinas circulando bajo uma iluminação incrível. Mendoza é um lugar para se voltar.